RSS





[VOLTA ÀS AULAS 2008-B] Literatura

__ __
“No país onde não se lê nem bula de remédio, quem lê ‘Minha Novela’ é rei!”
Leitão Bobo, colunista de TV


Literatura é a disciplina que te obriga a ler aqueles livros xaropes que você sente o maior porre de ler só pra tentar passar no vestibular te introduz à arte escrita da cultura luso-brasileira, inebriando-te de prazer e conhecimento.

  • Literatura Portuguesa
    É o conjunto de todos aqueles portugas chatos que a gente só lê porque são de antes do descobrimento, afinal, quem conhece os autores portugueses de hoje em dia? maravilhosos autores de Portugal, que nos deram de presente suas obras maravilhosas. Destaca-se dois excelentes autores, ó pá:

    Gil Vicente: Grande autor de “O Auto da Barca do Rio de Janeiro Inferno”, que narra a história de pecadores que são obrigados pelo próprio diabo a ouvirem a “Dança do Créu” e a “Dança do Quadrado” o tempo inteiro, enquanto viajam na barca. Além disso, Gil escreveu as “Histórias Muito Loucas da Inês Boladona”.

    Luís de Camões: Filho do Joaquim dos Lençoizões com a Maria de Travesseirões, Luís de Camões foi o grande, enorme e imenso escritor da grande, enorme e imensa obra de arte de proporções grandiosas, enormosas e imensuráveis: “Os Lusíadas”. Mas nem “Os Lusíadas” supera o maior feito de Camões de todos os tempos: sua piscadinha sensual. Sinta-se assediado(a), ó pá!

  • Sertanismo, pernasianismo e modernismo
    Três movimentos assaz aprazíveis da literatura desse Brasilzão véio sem porrrtera. O sertanismo, como já deves suspeitar, era escrito pelos cabra da pexxxte do sertão – e quem não lesse, ia ter que enfrentar a peixeira.
    O pernasianismo tinha esse nome porque as obras literárias eram muito ruins, por isso as pessoas diziam: “esse livro foi feito ‘nas coxas’”.
    Já o modernismo é aquele das décadas de 1920, 1930... (muuuui modernos! Os livros era publicados em papel digital e nanochips).

presenteie seu tio homofóbico com um exemplar de ‘Capitães de Areia’, de Jorge Amado. Ele vai adorar ;)

  • Mal do século
    Foi chamado assim, o movimento literário em que os autores eram tão deprimidos, mas tãããão deprimidos, que só viviam chorando pelos cantos e morriam jovens. Isso te lembra alguma coisa?

Entendas o Mal do Século aqui.

  • Literatura Contemporânea
    A hábito de ler só não morreu no Brasil porque ainda existem legendas nos filmes pornôs estrangeiros. Mas ainda é importante ler o nome dos feriados no calendário.

    Revista Capricho: é a literatura de onde vem toda a sabedoria das estudiosas do dialeto miguxês. As maiores doutoras e mestras na aplicação do dialeto, costumam ser assinantes dessa pUbLicAçAuM MaLaViLhOsAaAAaH ^^ !

    Colunistas Sociopolíticos: Buemba! Buemba! Essa modalidade de leitura é só pra quem põe o colírio de silicone com água oxigenada pra ver todo mundo loiro e com peitão. Rárárárárá. São leitores de José Simão e Diogo Mainardi que, pra fugirem dos compromissos ficam falando que hoje só amanhã.

    Leitura de figurinha de chicle de bola: Boa parte do conhecimento, sabedoria e educação dos jovens do Brasil é adquirida através do hábito da literatura de figurinhas de alguns chicles de bola que vem com curiosidades. Cultura inútil do tipo “sabia que Mercúrio leva 88 dias pra dar a volta em torno do Sol?” vinda da figurinha é uma das poucas – senão a única – fonte de conhecimento da galiééééra!

    Contigo, Minha Novela, Ti Ti Ti...: A literatura do estilo “o que vai acontecer na novela” leva todos os meses milhões de donas de casa sem mais nada pra fazer senhoras assaz cultas, em busca de saber o que vai acontecer na tão estimada novela nossa de cada dia (mas, minha tia, tu já não vê a disgrama da novela todo dia mesmo?). A Academia Brasileira de Letras já estuda criar uma cadeira que será freqüentada pelo editor-chefe da revista Minha Novela. E aquela edição que falava que a Donatela era a assassina, hein?
    Pra quê ler "Grande Sertão Veredas" quando se tem "Minha Novela"?

    Literatura Bloguística: Literatura que consiste no ato de pessoas desocupadas ficarem entrando em blogs, como o Risada Forçada, pra ficarem lendo idiotices, tipo esse curso, ao invés de fazerem o trabalho escolar ou enquanto o chefe não tá vendo. Toma vergonha, rapá!

    __ __
    “Que violento! Mas esse tal desse Dom aí foi preso, né?”
    Carta Perez, pseudoapresentadora e pseudocantora popozuda dando opinião sobre Dom Cas-murro

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 risadas forçadas:

Anônimo disse...

minha mãe lê minha novela... e ela é muito culta tá!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

Antes que consigamos matar-te completamente de vergonha deixe seu recado.
Se quiser se suicidar, use sempre Veneno de Amêndoas Paixão!

Que caia o pinto do anônimo que ofender os donos deste blog. Em caso de reincidência, que caia o dedo também. Ou na ordem que vosmecê preferir...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.