De 4 em 4 anos tudo se repete. Enquanto todo mundo para pra torcer pelo Brasil-sil-sil, uns pseudointelectuais aqui e acolá, viciados em Foucault e Nietzsche fazem campanhas anti-Copa. Escrevem artigos no Jornal do Bairro ou em seus blogs em Template Minima criticando a Copa do Mundo do alto de suas assinaturas da Revista Carta Capital.
Se vossa tão estimada pessoa quer começar nesse ramo, apresentar-se-lhe-vos-emos um tutorial em 7 passos pra você construir um texto anti-Copa bem intelectualóide. Siga os passos, e mostre sua superioridade intelectual sobre a ralé. ;)
► 1. Chame a Copa de Alienação
Sim, este é um clássico dos textos intelectualóides anti-Copa. Escreva que o futebol aliena, que a
Copa do Mundo aliena tanto quanto novela (ou seja, aproveite e também afirme que novela aliena) e diga que a
Globo aliena. Se te falarem sobre assistir os jogos na
Band, diga que a Band também aliena. Não esqueça de dizer que o
SporTV também aliena. A
ESPN, que tem origem estrangeira, acuse de ser "tentáculo dos Estados unidos".
É sempre bom ressaltar que as pessoas deveriam ler mais e, dizer que "
O Brasil é um país sem cultura" também vai cair com excelência no seu texto.
Lembre-se: futebol aliena, Globo aliena, Band aliena, Copa do Mundo aliena, SporTV aliena, mas livros não alienam, certo campeão! Livro de Nietzsche com ele defendendo ateísmo até a unha não aliena não, viu! Se você pensar igualzinho a Nietzsche, você não tá sendo alienado, tá! Beijos.
► 2. Mostre desconhecimento do tema
Afinal, se a Copa aliena, você precisa mostrar que está desprezando as informações sobre ela. Se alguém te falar sobre Jabulani, pergunte "o que é isso?". Você tá cansado de saber que
Jabulani é a bola da Copa na
África do Sul, mas fingir que não sabe o que é isso é essencial pra sua intelectualidade. É completamente cult, vai por mim!
► 3. Dê às pessoas preocupações sérias
Vosmecê, como fiel guardião do intelecto, precisa avisar às pessoas que
há pobreza no Brasil. E que
há pobreza na África do Sul também. Cite que o dinheiro investido na Copa poderia ter servido para obras na saúde e educação na África do Sul, isso é bem cult!
Não pode também deixar de falar sobre as pessoas muito pobres, que vivem em moradias precárias, e torcem na Copa. Deixe bem claro que
eles estão alienados, e escreva frases como "
O Brasil ganha, mas a classe oprimida do País continua sofrendo na miséria". Isso mesmo, deixe bem enfatizado que essas pessoas deveriam se preocupar com o estado deplorável que vivem O TEMPO TODO, e que não têm direito a ter uma alegria sendo tão miseráveis, e o certo seria que eles se rebelassem contra o sistema - não defina muito bem o que é o tal
sistema, é só citar alguma frase de
Karl Marx que tá tudo certo.
Pra essa parte da sua discussão anti-Copa, cai muito bem ilustrar com alguma foto de favela ou de catador de lixo.
Foto de criança desnutrida também cai muito bem! É ótimo e é intelectual.
Cite também a mídia que aliena. Escreva que os telejornais (que alienam,
TUDO ALIENA NÃO SE ESQUEÇA) dão muito enfoque à Copa, enquanto pessoas estão morrendo de fome. A todo segundo pessoas morrem de fome no mundo e não saem nos noticiários, mas na época da Copa elas deveriam sair. Difunda isso!
► 4. Misture Copa do Mundo com Política
Enfatize que a Copa, além de ser um veículo de alienação da mídia, também é alienação política. Coloque em xeque as intenções dos chefes de estado e governo da África do Sul e critique a vinda da Copa ao Brasil. Toda pesquisa que tenha sido divulgada que diga que o Brasil terá prejuízo com a Copa é bem vinda. As que apontem que o Brasil terá lucro devem ser desprezadas, pois
são frutos da alienação.
Pegue todas as pesquisas que digam que o Brasil terá prejuízo, e insira no seu texto anti-Copa. Levante a bandeira de que devemos impedir a Copa de vir para cá, mesmo sabendo que isso não vai adiantar. Dê enfoque à pobreza e às desigualdades.
Pra fechar com chave de latão recicrado,
diga que a Copa só veio para o Brasil pra iludir o povo. Afirme que o Brasil também irá ganhar a Copa de 2014, também com o intuito de iludir o povo, enquanto os governantes manipulam e alienam (olha a alienação aí, geeeente!) a população "
menos esclarecida". Mas não defina muito bem quem é essa tal população.
► 5. Critique o comportamento do brasileiro na Copa
Discorra de como você acha um absurdo que as pessoas sejam dispensadas do trabalho e da escola em dia de jogo do Brasil. Cite os prejuízos para a nação.
Melhor ainda,
se você for estudante universitário, permaneça na sala de aula na hora do jogo, em protesto. Afinal, aqueles que foram dispensados da aula e foram ver o jogo são todos uns alienados. Menos você, claro.
Tire fotos de seu protesto patriótico, e poste no seu blog.
►6. Crie medidas para fugir dos jogos
Na hora dos jogos do Brasil, se estiveres em casa, ligue a televisão em algum canal de documentários. Afinal, você não é alienado, e documentários jamais alienam.
JAMAIS ALIENAM, tá! Mas ligue a televisão bem alto, para não ouvir a comemoração dos alienados do lado de fora de sua casa.
Se vossa tão estimada pessoa é um intelectual de baixa-renda a coisa complica um pouco, já que a TV a Cabo tá passando longe da sua vida. Como os jogos são de manhã e à tarde, você só vai encontrar
Márcia,
Casos de Família e
Sônia Abrão na sua televisão - coisas proibidas pra você, campeão, que é um intelectual.
Neste caso, leia algum livro que fale sobre o
Iluminismo, a
Escola de Frankfurt ou qualquer coisa de sociologia, e que seja cheio de citações. De preferência,
citações em francês. Livro com citações em espanhol não são intelectuais o suficiente pra você.
Leia esse livro com seu MP4 player tocando
Chopin ou
Chico Buarque no último volume, pra que não ouça os fogos.
Junte toda essa sua experiência maravilhosa e coloque no seu texto anti-Copa. Isso valoriza sua intelectualidade.
►7. Faça "revelações bombásticas" das empresas envolvidas
Afinal de contas, na lata de
Coca-Cola tá escrito "Alô Diabo", né? E esse é um bom começo: fale e diga a todos para que espalhem que a Coca-Cola é uma
empresa malígna, maléfica e do mal. Você pode falar mal de absolutamente qualquer empresa, mas dê ênfase à Coca-Cola, porque isso enriquece seu texto e chama atenção dos comunistas barbudos do curso de Ciências Sociais que caírem de pára-quedas no seu blog ou lerem por acaso seu texto.
Diga que as intenções de todas essas empresas envolvidas na Copa do mundo é apenas o lucro. Ok, toda empresa que se presta a patrocinar qualquer coisa, SEMPRE visa o lucro, mesmo que seja a padaria do seu Joaquim patrocinando o grupo de street dance da Mariazinha Goiabeira, mas nessa ocasião de Copa,
defenda o lucro como uma coisa profundamente negativa.
Até porque, como já falamos num ítem anterior, o povo só perde com a Copa. Todas as notícias que não falem isso, são sempre alienação.
Defenda tudo isso, e entre já pro ramo da pseudointelectualidade anti-esportiva vosmecê também!!
__ __
"Eu prefiro o copo do mundo... HIC"
Bebúncio Vinhedo, apreciador etílico amador